O Artista Contemporâneo:
diálogo sobre linguagens

SOBRE O CURSO
 

Uma imersão de 2 semanas com 5 profissionais de diversas áreas da arte, trazendo discussões, debates e reflexões acerca do artista contemporâneo e suas linguagens.

Aulas:

Artes Visuais, com Mirella Maria | (25 e 26/01 - 2h/aula)

Performance, com Fausto Gracia | (27 e 28/01 - 2h/aula)

Dança Contemporânea, com Sara dos Santos | (29/01 e 01/02 - 1h/aula)

Moda, com Maya Marx Estarque | (02 e 03/02 - 2h/aula)

Audiovisual, com André Scucato | (04 e 05/02 - 2h/aula)

HORÁRIO DAS AULAS - 19H (horário de Brasília)

Público-alvo: artistas, estudantes, pesquisadores e interessados no tema.

SOBRE AULAS E  

ARTISTAS MINISTRANTES:

ARTES VISUAIS:

O curso  abordará de maneira introdutória alguns conceitos visuais  presentes nas narrativas da história da arte, tendo como premissa uma abordagem direcionada as discussões étnico raciais, gênero e decoloniais.  Referenciais de artistas e produções curatoriais serão apresentadas com intuito de ampliarmos nossos olhares e discursos visuais.

Mirella Maria é professora, artista visual, pesquisadora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela UNESP. Trabalhou como educadora no Museu Afro Brasil. Atualmente é professora de atendimento educacional especializado na PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para artes africanas, arte afro-brasileira, questões étnico raciais/gênero, decolonialidade.

PERFORMANCE: Do corpo poético ao corpo político

Neste módulo abordaremos a capacidade do corpo como instrumento de comunicação em nosso contexto, analisando a visibilidade de um corpo político através de recursos poéticos. Também abordaremos a relação entre performance e artes visuais por meio de conceitos como espaço, tempo e presença.

Fausto Gracia é Artista Visual e Performer mexicano. Desde 2007 o seu trabalho centra-se na performance e explora a relação do corpo como uma ferramenta de expressão e comunicação com o contexto. Apresentou seu trabalho em festivais, centros de arte, galerias, museus e espaços públicos no México, América Latina e Europa. Entre eles: Festival Internacional das Artes em Montreal, Canadá 2009, Bienal Internacional de Performance Deformes em Santiago, Chile 2012, Exposição Internacional de Arte Contemporânea Visible Invisibilización Queretaro, México 2013, MPA-B Mês de Performance Art Berlin 2014, MOLA Mostra Latino Americana de Performance, Salvador de Bahia, Brasil 2015. p.Arte Mostra de Performance Art, Curitiba, Brasil 2016, Symposium Being in Public, Belfast-Irlanda Do Norte 2017. Wake Festival - Performance Space, Folkestone, Inglaterra 2017. Participou de residências artísticas no Chile, Argentina, Brasil, Espanha, Irlanda, Alemanha e França, e ofereceu oficinas em universidades e espaços independentes no México, Chile, Argentina, Brasil e Espanha. Atualmente trabalha na Universidade Autônoma de Querétaro, onde cursa o mestrado em Filosofia Contemporânea Aplicada.

DANÇA CONTEMPORÂNEA: Introdução, Improvisação e Integração de Movimentos

Um workshop explorativo e introdutório que oferece oportunidades para os participantes investigarem movimentos corporais, utilizar ritmos musicais e sequências contemporâneas. O workshop é adequado para participantes sem experiência, dançarinos, curiosos ou simplesmente aqueles que simpatizam com a ideia de movimento.

Após o workshop haverá uma conversa oferecendo uma oportunidade para os participantes fazerem perguntas, trocar ideias, construir uma compreensão de arte e cultura no contexto de pós-pandemia. 

 

Sara dos Santos é coreógrafa, produtora cultural e pesquisadora portuguesa, residente em Londres. Conhecida por mesclar uma variação de estilos de dança, influências culturais e experiências internacionais para desenvolver trabalhos que têm sido descritos como emocionalmente impulsionados, divertidos e sensíveis a questões sociais . Trabalha ativamente no setor cultural e criativo a fim de proporcionar uma arte mais acessível e inclusiva.

ARTE E MODA: o corpo e sua exposição ao limite da experiência artística

 

No campo da criação contemporânea, a conexão entre arte e moda se estabelece como norteador de diversas expressões tais como: coleções de moda, produções de imagens, desfiles ou performances que ressaltam o corpo e sua extensão, a veste como elementos geradores de propostas criativas. Criadores como Miuccia Prada e Jeff Koons ou grandes marcas como Louis Vuitton e Chanel foram capazes de explorar esse continuo diálogo entre arte e moda, desde o seu processo criativo até o resultado de propostas que levam o corpo e a sua exposição ao limite da experiência artística.

*Aula 1 (2h) – Antecedentes dos diálogos entre arte e moda: a autonomia da arte e o nascimento da alta-costura; The fashioned body art: o movimento que vem das ruas.

*Aula 2 (2h) – Metacorpo: confluência e hibridação.

Maya Marx Estarque é Doutora em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo. Professora e palestrante de cultura e história da arte e da moda e co-coordenadora do GT Gestão e Negócios de Moda do Colóquio Internacional de Moda. 

AUDIOVISUAL: o processo de criação das artes aplicada no cinema.

A interação das artes e suas linguagens na criação de um cinema visual e de sensações.

A criação de um cinema realizado a partir do movimento, das cores, de uma narrativa múltipla e da interação de todas as artes. A Meta-arte. O cinema que escapa do texto como princípio criador.  Neste curso o poeta, artista e cineasta André Scucato vai falar sobre a interação das artes da pintura, da performance, dança, da música, escultura e poesia para a construção e criação de um cinema visual e de alta sensibilidade estética. Passando pela etapa de criação, produção edição e distribuição.  Processo de pesquisa teórica e prática dos últimos 15 anos, constituída de 50 curtas, obras visuais, sonoras e teóricas. 

André Scucato André Scucato é poeta, cinegrafista, editor, diretor e professor. Graduado em Jornalismo e Publicidade, pós-graduado em direção teatral e Mestre em Ciência da Arte. Fundou  em 2004 o Núcleo de pesquisa e produção artística Cinema de Poesia. Participou de mostras nacionais e internacionais, entre festivais de cinema e de arte em mais de 30 países. Possui premiações nas áreas de literatura, cinema, educação, música, fotografia, artes e humanidade. É patronímico imortal da FEBACLA “Federação Brasileira dos Acadêmicos das ciências, letras e artes”, membro Correspondente da ALB-Academia de Letras do Brasil – Suíça, e Membro Correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio. Atualmente é professor das Faculdades CAL, FACHA, INFNET, ESTÁCIO E AICT, Academia Internacional de Cinema e TV.

Mirella Maria - Artes Visuais

Maya Estarque - ARTE E MODA

Fausto Gracia - PERFORMANCE

Sara dos Santos - DANÇA

André Scucato - AUDIOVISUAL

Mirella Maria | Artes Visuais

Maya Estarque | Moda

Faustro Gracia | Performance

André Scucato | Audiovisual

Sara dos Santos | Dança

Investimento:

R$170,00 (3x sem juros)

INSCREVA-SE AQUI

 

OBSERVAÇÕES:

*Após o pagamento, será enviado por e-mail o formulário de inscrição para preenchimento dos dados.

*As aulas serão ministradas através da plataforma do Zoom.

 

*Ao final do curso, forneceremos um certificado aos alunos que tenham concluído no mínimo 75% de presença nas aulas.

 

*Política de privacidade e cancelamento.

 

Ficou com alguma dúvida?

Envie um e-mail para

atendimento@bakartes.com

 

Contato via Whatsapp

(21) 99881-7970